Doppelgänger é uma palavra antiga, do final do século XVII, criada para descrever um igual de alguém, que para o bem ou para o mal existe e pode até mesmo conviver com o original. Um gêmeo digital, não necessariamente da mesma natureza ou origem como é um par de gêmeos.
Consultores, professores, pesquisadores, famosos ou nem tanto, estão criando seus doppelgangers e podem ter finalidades bem distintas:
O palestrante / coach / consultor que trabalhou a vida inteira orientando executivos e empresas, cria um gêmeo digital que pode continuar prestando serviço para executivos e empresas. Pode ser interpretado como um multiplicador, ou com uma visão mercantilista, multiplicar atuação e resultado.
Pode ser o futuro ou a nemesis das consultorias. Por um lado, facilitando a compilação de resultados, por outro, repetindo composições de soluções sem necessariamente serem o salto de criatividade, o insight, que se espera .O professor / pesquisador / profissional que alcançou a consolidação do seu conhecimento. Cria seu doppleganger para disponibilizar a todos os alunos, orientados, colegas, profissionais da área, no sonho de disponibilizar seu conhecimento a todos, e em alguns casos considerando que sua área está exaurida, sem a possibilidade de novas direções.
É o vértice do conhecimento total, do saber completo, sempre com o risco de encontrar, como A.N.Whitehead e Bertrand Russell, na elaboração do seu Principia Matemathica, uma Prova de Gödel que pode redefinir tudo.O sonhador / educador / inovador que entende o que é uma área de conhecimento, e reconhece que há muito ainda a se fazer, e quer deixar tudo o que sabe para que outros possam construir. É o vértice de se saber apenas um degrau ou um andar na infinita escada ou edifício do conhecimento que se constrói nos ombros dos gigantes anteriores. No espírito de um físico como Niels Bohr que, apesar de ter estudado e ensinado mecânica quântica profundamente, afirmava que se alguém imagina que entendeu o assunto, então ainda tem muito a aprender para entender as grandes questões em aberto.
Os exemplos são extremos. Cada um deles indica um vértice de uma tríade para se analisar os sistemas: multiplicar conhecimento, consolidar conhecimento ou explorar conhecimento. Nenhum sistema é somente um deles, ou equilibra os vértices, na maioria há dois polos principais. Como será o seu doppelganger?